A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA LANDING PAGE PARA ALAVANCAR SUAS VENDAS

Um blog ou site comum pode atrair milhares ou até milhões de visitas. Entretanto, muitas vezes não consegue induzir a persona a migrar para o próximo passo do funil, que é a conversão. Devido a isso, páginas específicas são elaboradas no intuito de diminuir a distração do visitante, levando-o a realizar uma ação direta.

Há diversas maneiras de atrair o cliente para a aquisição de um produto ou a realização de um cadastro. Uma delas é a Landing Page, também conhecida como página de destino. Além de servir como atalho, as Landing Pages são imprescindíveis para gerar leads, ou mesmo aumentar a receita de um negócio.

Quer conhecer mais sobre as Landing Pages?

Entenda melhor seu significado

Não é difícil definir ou entender o que é uma Landing Page.  Ela funciona como um site, porém, seu layout diferencia-se das lâminas de uma página tradicional. Seu foco principal é a conversão, seja ela em vendas ou mesmo na geração de leads (obtenção de dados) em troca de um conteúdo de maior valor, ao que denominamos materiais ricos (um e-book, por exemplo). A meta pode ser levar o cliente para um próximo nível do funil ou mesmo efetuar uma compra.

Uma Landing Page expõe uma oferta principal, além de uma única (CTA) chamada para ação. Seu objetivo é evitar distrações. Nela, a oferta especial será sempre a protagonista.

Gerando leads

Muitos são os que questionam: Para que serve o preenchimento de um cadastro por parte do cliente?

Já parou para pensar que é através de uma aproximação entre sua empresa e o freguês que se constrói um relacionamento estreito ao ponto de aumentar a confiança do seu produto? Pois bem, através desses dados sua empresa passa a entender exatamente quem são suas personas, faz um parâmetro do perfil de cliente ideal. Sendo assim, sua equipe de vendas, ou você mesmo terá maior embasamento ao ofertar um produto.

Componentes de uma Landing Page de sucesso

Agora que o significado de uma Landing Page foi revelado, fica a dúvida: como criar uma página atrativa?

Alguns elementos são fundamentais na hora de se confeccionar uma Landing Page:

Uma Landing Page sem um bom TÍTULO é como um produto sem nome. Além disso, ele precisa ser claro, mostrar de forma direta o que é ofertado. Nada de sofisticação. A simplicidade é amiga do seu negócio. Faça um título chamativo, compreensível. Ok?

O segundo passo é a OFERTA. O seu produto tem que se alinhar a persona. A oferta precisa encantar o cliente, precisa gerar valor, tem que ser prática e objetiva. Ou seja, nada de ‘encher linguiça’.

A DESCRIÇÃO do produto é algo que nem todos utilizam, porém, dependendo do seu público cativo, ela se torna essencial. Caso opte por uma descrição, a mesma deve seguir os padrões do título, ser objetiva, deve apresentar o valor que o produto tende a ocasionar na vida do cliente, caso ele opte pela compra. A oferta e a descrição podem ter uma boa relação nesse sentido.

Os CONTEÚDOS VISUAIS, como fotos, vídeos e pequenos gráficos ajudam o cliente a entender melhor sobre o produto e seus resultados. Quando tais informações são colocadas numa Landing Page, a probabilidade de conversão é bem maior. Portanto, não hesite em incluir conteúdos visuais, mas de forma estratégica e bem planejada para não pecar por excesso, gerando assim uma poluição visual.

Por último, não podemos esquecer os botões de CTA, convidando a pessoa a uma ação. A frase no imperativo é mais atrativa. Exemplo: Baixe agora, Agende uma aula, Compre aqui, Acesse o conteúdo, etc.

Ah, temos ainda o FORMULÁRIO, já que falamos tanto em gerar leads. Ele é a forma que seu cliente encontrará para fornecer um e-mail, por exemplo, recebendo uma recompensa em seguida. Não opte por formulários grandes. Seja sucinto. O nome, e-mail e telefone são três itens que não podem faltar. Extraia informações essenciais apenas. Não gera cansaço na pessoa que está diante da tela.

Caso queira acrescentar mais algum item, você precisa se perguntar: Qual outra informação é indispensável para que eu conheça meu cliente? Pense nisso, pois a falta de um dado importante pode fazer com que você perca uma boa oportunidade de negócio.

Aperfeiçoando sua Landing Page

Colocar uma Landing Page no ar vai muito além de sua criação. É preciso deixá-la atrativa ao ponto de o cliente não hesitar na ação. Lembre-se: a conversão é o fator principal de uma página como essa.

Portanto, pesquise e conheça as Landing Pages de concorrentes. Veja o que há de comum entre elas, o que mais lhe atrai durante a apreciação. Sendo assim, boas ideias surgirão ao longo do percurso de confecção da página. Além disso, os diferenciais surgirão, e todo o processo de criação correrá de forma muito mais sutil.

Quanto aos textos, jamais dispense técnicas de SEO, pois elas têm o poder de ranquear sua página.

Utilize o que chamamos de Forms Inteligentes para facilitar a vida do cliente quando o mesmo preencher outro formulário de sua empresa. Sendo assim, alguns campos já estarão preenchidos.

E não se esqueça de adequar sua Landing Page ao Mobile Friendly, ou seja, otimize-a para que a mesma seja recebida de forma clara e objetiva num celular, por exemplo.

Ferramentas de Criação e Divulgação

Há ferramentas de criação de Landing Pages capazes de aperfeiçoar não só as ações, como facilitar a gestão de leads recebidos.

Vamos apresentar aqui dois ótimos instrumentos de concepção de uma Landing Page:

RD Station – Fácil, prática, tem automação nacional e é ótima na hora de administrar os contatos recebidos.

Hubspot – Ela é a mais utilizada no mundo, voltada para administração de grandes volumes recebidos. Um diferencial da ferramenta é a possibilidade de integração com outras.

Página feita, como divulgá-la?

Aí está outro caminho a ser percorrido. Além de e-mails, a divulgação pode ser feita por mídias pagas, ações orgânicas em redes sociais e até parcerias com blogs, sites, influenciadores digitais e etc.

Conclusão

Para a obtenção de uma boa Landing Page, faz-se necessária muita pesquisa, além de conhecimento prévio de algumas técnicas.

As empresas especializadas na elaboração de uma página de destino, como a MKTDOT, têm toda estrutura e apoio necessários para a condução de um produto fiel à empresa e persona.

E o mais interessante para qualquer empresa que deseja ter uma Landing Page é que, diferentemente de um site comum, ela possui um preço bem reduzido na sua elaboração, finalização e divulgação.

Portanto, se sua intenção é chamar seu público a consumir seu produto, a hora é agora!

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