RECUPERANDO OS CARRINHOS ABANDONADOS

O cliente está engajado pela obtenção de um produto na sua loja virtual. Coloca o item no carrinho, mas decide sair do site por algum motivo, deixando a aquisição do produto para outro momento.

A taxa de abandono de carrinho de compra (a média no Brasil é de 43% conforme dados da Forrester Research) depende de inúmeros fatores que vão desde aspectos corriqueiros que acontecem off-line e que tiram a atenção do cliente, até razões encontradas no próprio site que diminuem o seu desejo de compra. Esse percentual pode ser maior ou menor, e isso vai depender de inúmeros motivos.

Entenda agora as razões pelas quais o abandono de carrinho acontece e como virar o jogo alavancando suas vendas.

Causas do abandono

O amadurecimento do e-commerce no Brasil é fato. Nos últimos anos, ficou mais fácil e seguro comprar via internet. Estratégias com maior transparência e informações precisas garantem ao cliente a proteção desejada. Entretanto, ainda há situações que evitam o último clique, gerando assim uma desatenção que não converte.

Quando a evasão do cliente acontece, e o mesmo deixa produtos no carrinho sem finalizar a compra, tal resultado impede o alcance de metas ou a superação das mesmas por parte do e-commerce.

A média de abandono ocorrida no nosso país aponta para um potencial de ganhos redobrados, caso a compra fosse efetuada. Portanto, faz-se necessária uma atenção redobrada para virar o jogo.

Diversas são as razões pelas quais o cliente abandona o carrinho de compras virtual. Isso vai desde a distração no momento da aquisição (um celular que toca ou alguém que chama pela pessoa), até experiências ocorridas na navegação, como a má experiência na visita ao site ou no processo de compra, alto preço do frete ou a ausência de gratuidade, o prazo de entrega, políticas de troca e informações que não correspondam à pesquisa feita pelo cliente.

Veja bem: quem deseja adquirir um produto necessita de total transparência. Ou seja, a segurança no processo de compra é outro item que alavanca ou impede uma compra.

Portanto, esteja atento (a)! 

Resgatando carrinhos abandonados

Há diversas formas de lembrar o cliente dos itens ora inseridos no carrinho de compra. Maneiras simples que podem converter na aquisição do produto.

Carrinho seguro:

Ferramentas que salvam os itens inseridos no carrinho ajudam o cliente a lembrar da possível compra numa próxima visita ao site. Elas garantem ainda o armazenamento dos produtos desejados num único local.

E olha que bacana! Mesmo que o cliente tenha escolhido as mercadorias sem ter feito o login, caso opte pela volta ao site tudo estará ali de acordo com suas últimas ações.

E-mail marketing:

A realização de um cadastro no site ou mesmo a assinatura do newsletter para obter informações das promoções garante ao seu e-commerce a obtenção do e-mail daqueles que visitam a loja virtual. Sendo assim, a possibilidade de programar um disparo com mensagem personalizada relembrando o cliente dos produtos deixados no carrinho é real.

Recuperador de Carrinhos

O seu futuro cliente pode ser lembrado dos produtos abandonados no carrinho. Sabia disso?

O uso da ferramenta de nossos parceiros Enviou ou Cartstack possibilita o envio automático de lembretes dos itens deixados no carrinho pelo cliente.

Com uma estratégia certa é possível fazer a retenção dessa venda e aumentar a conversão do e-commerce.

Deseja adequar seu site às possibilidades acima citadas? Entre em contato conosco! Nossos especialistas estão dispostos a alavancar as vendas do seu e-commerce.

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