UX DESIGN E UI DESIGN: FINALIDADE E DIFERENÇA ENTRE AMBOS

UX DESIGN e UI DESIGN: FINALIDADE E DIFERENÇA ENTRE AMBOS

A presença de um design nas estratégias de Marketing Digital é essencial. Os atributos e apelos visuais ora projetados comunicam de forma objetiva e clara com a persona. O resultado não poderia ser outro: engajamento e tomada de decisões por parte do cliente.

O designer, profissional atuante com a capacidade de responder às indagações dos mais diferentes públicos, é aquele que concebe e planeja um projeto visual de marketing. Tal profissional tem sido cercado não só pelos gigantes do mercado, mas também pelos pequenos comércios que desejam esboçar resultados em suas estratégias de venda.

Há dois conceitos de design no mercado do Marketing Digital: UX Design e UI Design. Mesmo para quem nunca ouviu falar nesses domínios e pode achar que tudo é a mesma coisa, segue agora um exemplo simplificado apontando que ‘não’, os créditos são distintos.

UX Design e UI Design: O que são?

UX é a abreviação de User Experience, que no nosso bom português significa Experiência do Usuário.

Vamos a um exemplo mais objetivo: sua empresa oferta um produto ou serviço digital. Como o usuário irá se sentir durante e depois de utilizar tal produto?

Já o UI é a síntese das palavras User Interface, na nossa língua natal Interface do Usuário. São as ações guiadas de forma natural pelo site e procedidas pelos usuários.

Por exemplo: se a intenção do comércio online é captar o e-mail do cliente para envio de futuras ofertas, todos os tópicos apresentados na página farão com que essa pessoa necessite em colaborar.

Como utilizar o UX Design no Marketing Digital?

A experiência por parte do usuário durante uma visita a um site pode resultar em mais ou menos vendas, em fechar negociações ou não. Concorda?

O UX Design tem o intuito de oferecer ao internauta uma percepção positiva, prazerosa do que lhe é oferecido.

No Marketing Digital ele oferta a melhor experiência ao usuário, faz com que a navegação seja agradável. Por exemplo: se o profissional designer aumentar a rapidez na interação e respostas do site, o seu uso por parte do usuário resulta em satisfação. Ele se sentirá feliz em utilizar a página ofertada e até compartilhá-la com conhecidos.

Como utilizar o UI Design no Marketing Digital?

Você deve ter se deparado com sites exageradamente informativos, que ao invés de lhe dar respostas geraram mais dúvidas, que lhe causaram cansaço na primeira página. Pois é… Um UI Design mal elaborado pode inclusive fazer com que o usuário retorne à página de busca rapidamente e opte por outro site mais objetivo.

Seu principal papel no Marketing Digital é promover naturalmente ações simples e fáceis de realizar. A navegação em um site, por exemplo, necessita de fácil entendimento. O usuário deve ser guiado de forma a realizar adequadamente o que a empresa propõe.

Entendeu a diferença entre os dois?

Vale lembrar que há um casamento entre o UX e o UI. Por exemplo: se a navegação em um site (UI) é complicada, automaticamente o usuário terá uma experiência (UX) ruim. Ou seja, ambos se completam e devem ser utilizados em conjunto. Sendo assim, haverá maior retenção do usuário, aumento da conversão em vendas, resultando ainda na boa visibilidade da sua marca.

Necessita criar um site? Nós podemos te ajudar CLIQUE AQUI

DEIXE UM COMENTÁRIO